1ª Série - 1º Bimestre 2021

 

ATIVIDADES PARA 1ª SÉRIE - 1º BIMESTRE

ENSINO MÉDIO

Essa turma deverá enviar as atividades para o e-mail do professor que está no final desta página.

Devido à continuidade do isolamento social pela Pandemia- COVID-19, estamos disponibilizando as atividades do 1º bimestre para serem realizadas em casa.

Orientações: No campo ASSUNTO do e-mail digitar: Série/Turma Nome, Disciplina.

Por exemplo: 1ª___, Luiza Santos, Matemática.

Prazo final para entrega de atividades: 12/04/2020.

O Link abaixo dá acesso aos cadernos do aluno referentes ao 1ºBimestre

 CADERNO DO ALUNO 1 SÉRIE

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2021/01/Curr%C3%ADculo-em-A%C3%A7%C3%A3o_EM_1%C2%AA-s%C3%A9rie_volume-1.pdf

 

APRENDER SEMPRE 1 SÉRIE

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/12/EM-1%C2%AA-s%C3%A9rie-Aluna.pdf

                          

                         

ARTE


1° A, C e D 

Prof. Pablo.


Aula expressiva - solte - se. 

Assista os vídeos e realize as atividades contidas neles.

https://youtu.be/GLt1_35FQ-w




Docente: Rafael Romão Buck de Carvalho

Atividade avaliativa 1° bimestre – referentes as turmas 1°B 

Patrimônio cultural imaterial nacional.

A partir da letra da música Leão do Norte do compositor Lenine (link da música: https://www.youtube.com/watch?v=D1pttR9wWFA) listar todos os elementos presentes na cultura artística pernambucana que aparecem na legenda do vídeo e descrever qual o significado de cada um deles (link da letra da música: https://www.letras.mus.br/lenine/88967/)

Matrizes do patrimônio cultural imaterial e artístico nacional.

MARACATU – DEFINIÇÕES: https://www.todamateria.com.br/maracatu/

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/504

Movimento Manguebeat: Chico Science e Nação Zumbi

Vídeo 1: O MOVIMENTO MANGUEBEAT – VINIL TECA #48

 https://www.youtube.com/watch?v=L7GodkiANNU


Vídeo 2: FILME – CHICO SCIENCE – UM CARANGUEJO ELÉTRICO

https://www.youtube.com/watch?v=6d3JNYeK32Y&feature=youtu.be

TAREFA.

1 ASSISTIR OS 2 VÍDEOS COM ATENÇÃO

2 DIGA COM SUAS PALAVRAS O QUE FOI O MOVIMENTO MANGUEBEAT E QUEM FOI CHICO SCIENCE?

3 QUAIS RITMOS SÃO MAIS PREDOMINANTES NO MANGUEBEAT DA BANDA NAÇÃO ZUMBI?

4 EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE É O MARACATU

Prof. Bruno - 1E

Tipografia


Tipografia é a arte que explora diferentes estéticas dentro da linguagem escrita.


Geralmente, se espera que a composição tipográfica seja legível e clara, porém diversas vertentes de design experimental (vanguardas) passaram a experimentar as mais diferentes estéticas.


O que nós chamamos de “fonte”, formalmente são chamados de “famílias tipográficas".

Por exemplo:


ARIAL

Times New Roman
Pacifico

Bree Serif

Comic Sans

Ultra



Mas a tipografia vai bem além das fontes do computador. 


Dentro da pixação e do grafite, por exemplo, temos uma grande exploração de tipografias:







Outro exemplo são os títulos de histórias:




A aparência das letras comunica de uma forma que apenas a linguagem escrita não consegue.


1 – Agora, você irá criar a sua própria família tipográfica. Imagine o título de uma história e, ao escrever este título, utilize a aparência das letras para mostrar o tom da história.






Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 10A/B

Material: Aprender Sempre-volume 1 (10 bimestre)

Professora: Mauren Zopelari Micalli

Rotina de atividades semanais

Março

 01/03 a 05/03: Aula 5(pág.9); Aula 6 (pág.12); Aula 7 (pág.13)

09/03 a 13/03 :Aula 8 (pág.14); Aula 1 (pág.15); Aula 2 (pág.17)

16/03 a 21/03 :Aula 3 (pág.20); Aula 4 (pág.23); Aula5 (pág.24)

23/03 a 28/03: Aula6 e 7 (pág.25); Aula 8(pág.26);

Março e Abril

30/03 a 03/04 :Aula 1(pág.29); Aula 2(pág.31); Aula 3(pág.32)

 

Abril

 Aula 4 (pág.34); Aula 5 (pág..35); Aula 6 (pág.37)

Aula2 (pág.45); Aula 3(pág.46); Aula 4 (pág.48)

Aula 5 (pág.50); Aula 6 (pág.51);

Aula 7 (pág.52); Aula 8 (pág.53)

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 10C

Material: Aprender Sempre-volume 1 ( 10 bimestre)

Professor: André Vendrame Zovadelli

Whatsapp: (11) 948141383

Rotina de atividades organizada por semanas

Março --------------------------------------------------------------------------

 02/03: Aula 5(p.9); Aula 6 (p.12); Aula 7  (p.13)

09/03 :Aula 8 (p.14); Aula 1  (p.15); Aula 2( p.17)

16/03 :Aula 3 (p.20); Aula 4 (p.23); Aula5 (p.24)

23/03: Aula6 e7  (p.25); Aula 8(p.26);

30/03 :Aula 1( p.29); Aula 2(p.31); Aula 3(p.32)

 

Abril-----------------------------------------------------------------------------

05/03 :Aula 4 (p.34); Aula 5 (p.35); Aula 6( p.37)

12/03 : Aula2 ( p.45); Aula 3(p.46); Aula 4( p.48)

19/03 :Aula5  (p.50); Aula6 ( p.51);

26/03: Aula 7 (p.52); Aula8  (p.53)

 Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO

 Fevereiro 08/02/2021 – 26/02/2021

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Professor: Ana Paula Ferreira

Ano/Serie: 1ª série

Turma(s): E

Nº de aulas: 12 aulas.

Sequência de atividades desenvolvidas:

 

- 08/02 – 1ª e 2ª aulas – Momento de acolhimento / Compartilhando informações sobre Si e o Outro. – Aprender Sempre – Volume 1 – SD1 – Aula 1 – Diagnóstico dos conhecimentos prévios e apresentação do texto publicitário – p. 2.

 

Produção de texto: Após um breve bate-papo sobre o contexto de retorno das aulas, medos, anseios, projetos futuros; cada um produziu um breve relato sobre si. Mandar para o e-mail da professora para apreciação.

 

- 11/02 – 3ª aula – Aprender Sempre – Volume 1 – SD1 – Aula 2 Identificando as características do texto publicitário – p. 3 e 4 – Sugestão: ver aula de 09/02 do CMSP.

 

- 12/02 – 1ª aula – Aprender Sempre – Volume 1 – SD1 – Aula 3 – Percebendo a linguagem utilizada no texto – p.5 e 6 – Sugestão: ver aula de 11/02 do CMSP.

 

- Atividade complementar: Hora da pesquisa – Escolha um texto publicitário que lhe chamou atenção, pode ser escrito, oral, audiovisual. Em seguida, pesquise alguns fatos sobre esse texto como: Quem foi o criador? Qual foi o pedido ao contratar a elaboração do texto? Local veículo? Linguagem utilizada? Qual a mensagem transmitida? Qual o slogan? A qual público o texto é direcionado? E outros fatos que considerar importante. Agora que já conhece alguns fatos e curiosidades sobre o texto publicitário escolhido, elabore um texto informativo sobre sua pesquisa.Enviar a pesquisa por e-mail para apreciação da professora.

 

- 15/02 – 1ª e 2ª aulas – Aprender Sempre – Volume 1 – SD1 – Aula 4 – Reconhecendo as estratégias de persuasão no texto publicitário – p.7 e 8.

 

- 18/02 – 3ª aula – Aprender Sempre – Volume 1 – SD1 – Aula 5 – Aprimorando os conhecimentos acerca do texto publicitário – p.9, 10 e 11. Sugestão: ver aula de 16/02 do CMSP.

 

Antes de iniciar as aulas 6 – 8 – SD 1:

 



 

 

Observação: Enviar a produção do anúncio publicitário para o e-mail da professora para correção/apreciação

- 19/02 – 1ª aula – Aprender Sempre – Volume 1 – SD1 – Aula 6 – Planejando nosso texto publicitário – p.12. Aula 7 – Revisando e divulgando nosso texto publicitário – p. 13. Aula 8 – Avaliando nossa produção – p. 14. Sugestão: ver aula de 18/02 do CMSP.

 

Antes de iniciar a aula 1 – SD 2 

- 22/02 – 1ª e 2ª aulas – Aprender Sempre – Volume 1 – SD2 – Aula 1 – Alienação  – p. 15 e 16. Sugestão: ver aula de 23/02 do CMSP.

 

Antes de iniciar a aula 2 – SD 2 :

- 25/02 – 3ª aula – Aprender Sempre – Volume 1 – SD2 – Aula 2 – Autopsicografia – p. 17, 18 e 19. Sugestão: ver aula do CMSP de 25/02.

 

Antes de iniciar a aula 3 – SD 2

- 26/02 – 1ª aula – Aprender Sempre – Volume 1 – SD2 – Aula 3 – Fazendo leituras expressivas – Parte I – p.20, 21 e 22. Sugestão: ver aula do CMSP de 02/03.

 

 

Conteúdo/Objeto de Conhecimento:

 

- A SD – Sequência de Atividades 1 os estudantes terão oportunidade de analisar contextos que relacionam diferentes gêneros textuais da publicidade, como anúncio e campanhas publicitárias; bem como o estudo de aspectos linguísticos e gramaticais em funcionamento nos textos.

- Produção de texto publicitário.

 

 

Suporte/Link para realização da aula:

 

- Aprende Sempre - Cadernos do Aluno fornecidos pela SEE.

- Livros didáticos e paradidáticos

- CMSP

- Google Classroom

- Rede social – grupo de whatsapp da sala

 

Procedimentos para realização da aula remota:

 

- Atendimento aos grupos de whatsapp, atendendo individualmente as dúvidas

- Acompanhamento das aulas no CMSP, via chat, auxiliando e ou tirando dúvidas.

- Postagem de atividades no Google Classroom

 

Atividades avaliativas:

 

Atividades desenvolvidas em aula

Produções textuais e ou leituras

Resolução de exercícios

Pesquisas

Participação e acompanhamento nas aulas on line pelo CMSP, grupos de whatsapp

   Realização de exercícios no caderno do aluno.

 

 

Contato para dúvidas: whatsapp pessoal / Chat CMSP / Google Classroom

 

e-mail da professora: apaulaferreira@professor.educacao.sp.gov.br

ou profepaula71@gmail.com

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

BOM ESTUDO!

Nome do professor (a): RODRIGO CARAVAGE DE ANDRADE

 

Componente Curricular:  PORTUGUÊS

 

Ano/Série: 1º ANO D 

 

Língua Portuguesa

Março

01/03 – Atividade 1: Aulas 2- Autopsicografia

Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 17, 18 e 19.

08/03 – Atividade 2: Aulas 3 - Fazendo Leituras Expressivas- Parte I

Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1 : p. 20, 21 e 22

15/03 - Atividade 3: Aulas 4 - Fazendo Leituras Expressivas- Parte II

 Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p.23

22/03 – Atividade 4: Aula 5 - Mãos À Obra!

Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 24

29/03 - Atividade 5: Aulas 6 e 7- Agora, É A Hora!

 Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 25

Abril

Atividade 1: Aulas 8- Avaliando Nossa Produção

Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 26

Atividade 2: Aulas 1 - De Olho No Texto.

Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1 : p. 29 e 30

Atividade 3: Aulas 2 - Por Que Os Textos São Produzidos?

 Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 31 e 32

Atividade 4: Aula 3 -Conhecendo outras Mulheres Da História

Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 32 e 33

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

LÍNGUA INGLESA

                                                                                      

Março/2021 ATIVIDADE REMOTA

Lesson 1- Currículo em Ação 

Professoras: Bianca de Campos                                             

Data para entrega desta atividade: 19/03/2021

Ano/Série:      1ªséries E.M                     Turmas:     diurno/noturno                  Nº de aulas: 04 aulas

SOBRE A AULA

Olá, estudantes!

No mês de Março iniciaremos o Caderno do Aluno vol.1. O tema central da Lesson 1 é Beauty Patterns (Padrões de beleza). Vocês devem assistir às aulas no CMSP para conseguirem fazer as atividades propostas satisfatoriamente.

 

Objetivo

 

(EF09LI02) Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.

(EF09LI04) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.

Usar a língua inglesa para descrever características físicas;

Analisar conceitos de beleza presentes em diversas mídias;

Identificar como a mídia afeta a percepção de beleza pelas pessoas.

Suporte/Link para a realização da aula:

        Caderno do Aluno vol .1, Currículo em Ação págs. 85 a 90.

 

 

CONTEÚDO

Expressar suas ideias sobre padrões de beleza;

Analisar fatores externos que influenciam o auto-conceito de beleza das pessoas;

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE

 

Leiam os textos na descrição dos exercícios. As questões poderão ser respondidas em português caso os alunos não consigam se expressar em inglês. As atividades que pedem para ser feitas em duplas, deverão ser feitas individualmente. 

ATIVIDADES AVALIATIVAS

 

Após o término das atividades, tire foto e anexe no Google Classroom na respectiva atividade . Caso não tenha celular para fotografar, responda às atividades em folha separada e entregue na escola, com nome,  número e série.

Atividade realizada e entregue tem valor de 3 pontos média final do bimestre.

 

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021


 

ATIVIDADE DE INGLÊS - 1ºA, B, E - 1º BIM 2021

PROFESSORA: Fabiana Vicentim

E-MAIL: fabiana.vicentim@gmail.com

NOME:_____________________________________TURMA: 1º A, bE DATA: 29-04/03

 

CADERNO DO ALUNO, p. 46, 47.

Link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/pdfs/EM_PR_LG_01_Vol1_VP.pdf



Rizka is a 17-year-old high schooler from South Sulawesi, Indonesia, who loves coffee and bicycling. “I’m a shy person but, please, do not hesitate to approach me,” she says. As she was inspired to keep drawing by someone, she hopes her drawing can inspire someone else too. “I planned to create Cipta with a concept of fighting the silence with silence.” Rajwa, also known as Cipta, is a 15-year-old who can turn her drawings into real-life objects and control them to stop school violence. She gives her sketchbook to children who are afraid to speak up. In it, they can draw or write the object they want her to create and control. She draws and then spreads ‘sketch-birds’ across the community for children to write down their problems and send a message to her and whoever they would like.

 

Available at: https://www.unicef.org/end-violence/school-superhero-comic-contest

 

Accessed on Oct. 21, 2019.

 

Questions:

 

1.    Who is Riza?

2.    What does she like to do?

3.    What does she do to combat violence?

4.      

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

Roteiro de Estudo a Distância 1° bimestre – Educação Física

Ano/série: 1° Série

Professores: Leandro Mesquita e Vanda Matias

As atividades propostas desse roteiro de estudo foram realizadas nas aulas presenciais e são relacionadas as aulas transmitidas no CMSP.

Recursos necessários: Caderno do Aluno Volume 1

 

·         Situação de aprendizagem 1 – PADRÃO DE BELEZA

Atividade 1: LEITURA E INTERPRETAÇÃO (PÁGINAS 110 A 112)
Leia os textos das estações 1 a 4 e preencha o quadro.

Atividade 2: REFLEXÃO
- Ao longo dos séculos sempre foi um único o padrão de beleza imposto pela sociedade? Explique
- Na sua opinião qual seria o corpo ideal? Por quê?
- Beleza é sinônimo de corpo saudável? Justifique.
- Qual a influência que a mídia exerce na sociedade sobre o corpo perfeito?
 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

BIOLOGIA

 

Atividade de Biologia 1º Bimestre   ANO ESCOLAR 2021.

 

TEMA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.   1ª Série do Ensino Médio Profª Bia

Nome aluno: _________________________________________________________ Turma____

1º Passo: Ler e Refletir

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), desenvolvimento sustentável é definido como “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são metas que a ONU propõe para reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social e proteger o meio ambiente.

          A  ONU estabelece três pilares para o desenvolvimento sustentável dos países:          econômico, social e ambiental

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.


                        Fonte: Pixabay: infográfico nº1


 Fonte: Pixabay -  Infográfico nº 2

2º Passo: ler o texto sobre DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, e responder:

ESCOLHA UM (01) DOS 17 O.D.S. (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) apresentados no infográfico nº 2, depois relacione esse objetivo escolhido com um dos 5 P’s (pessoas, planeta, parcerias, paz, prosperidade) apresentados no infográfico nº 1. Feito isso, você estudante tem que explicar a sua escolha e o que ela tem a ver com o P. * Sua resposta deve conter no mínimo 05 linhas, certo??

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

FÍSICA


Atividades 1° bimestre  - 1° ano A e B – Profº Lucas Reis

 

 

A entrega das atividades poderá ser feita através do e-mail do professor (lucasreis@prof.educacao.sp.gov.br ).

 

·         Assistir as aulas do Centro de Mídias ( Terça-Feira das 16:00 as 16:30 horas).

 

Atividades do caderno do aluno:

 

05/04- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – EM TODO LUGAR TEM CIÊNCIA?

·         MOMENTO 1 – ONDE ESTÁ A CIÊNCIA?  (página 177)

·         MOMENTO 2 – ATIVIDADE MÃO NA MASSA: LOOPING VERTICAL COM UM COPO DE ÁGUA. (página 178)

 

12/04- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – ENERGIA EM MOVIMENTO

·         MOMENTO 1 – A ENERGIA QUE SE TRANSFORMA EM MOVIMENTO. (página 178)

·         MOMENTO 2 – VAMOS CORRER, NADAR E PEDALAR? (página 179)

·         MOMENTO 4 – VELOCIDADE NO ATLETISMO. (página 180)

·         MOMENTO 5 – A VELOCIDADE EM UMA BOLINHA. (página 181)

 

19/04- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – COMBUSTÍVEIS QUE MOVEM O MUNDO

·         MOMENTO 1 – CONDUTOR CONSCIENTE. (página 183)

·         MOMENTO 2 – TESTES AUTOMOBILÍSTICOS (página 184)

·         MOMENTO 3 – ACELERA! (página 185)

 

26/04- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – RECURSOS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA

·         MOMENTO 1 – NEWTON NO TRÂNSITO. (página 187)

·         MOMENTO 2 – SEGURANÇA NAS ESTRADAS. (página 190)

·         MOMENTO 3 – A MÁQUINA HUMANA. (página 191)

·         MOMENTO 4 – A TODO VAPOR. (página 192)

 

Dúvidas sobre o conteúdo poderão ser esclarecidas nas segundas, terças e quartas pela manhã.

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

Atividades Física – Semana 29/03 a 01/04

 

1ª série C Ed Profª Erika

Entrega até 12/04.

Atividade 1 - Resumo das aulas e realização de exercícios do CMSP.

Atividade 2 – Observe os objetos que você mais utiliza no seu cotidiano. Dê 5 exemplos de objetos que utilizam energia para seu funcionamento e indique qual o tipo de energia é utilizada.

Atividade 3 – Realizar as atividades das páginas 177 e 178 do Currículo em Ação.

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

1° E – FÍSICA – Profº Lourival

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2021/01/Curr%C3%ADculo-em-A%C3%A7%C3%A3o_EM_1%C2%AA-s%C3%A9rie_volume-1.pdf

·         Leitura das páginas 177 e 178 (Situação  de Aprendizagem 1)

·         Responder Questões 1.1 e 1.2

 

·         Leitura das páginas 178 a 182 (Situação de Aprendizagem 2)

·         Responder questões  1.1 , 1.2 , 2.1 , 2.2 , 2.3 , 2.4 , 4.1 , 4.2

Email

varanda@prof.educacao.sp.gov.br

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

QUÍMICA


1ºA e 1ºB

SEMANA 1:

Leitura das páginas 12 a 15

Exercícios da página 15

 

SEMANA 2:

Leitura das páginas 16 a 23

Exercícios da página 24

Caixa de texto: DISCIPLINA

SEMANA 3:

Leitura das páginas 25 a 35

Exercícios das páginas 35 a 36

 

SEMANA 4:

Leitura das páginas 37 a 42

Exercícios das páginas 42 a 43

 

Referências bibliográficas

CISCATO, C. A.  et al. Química.  Vol. 2 1ª ed.  Moderna, 2016.  

 Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

Atividade de Química 1º Ano C/D

Professor: Witer

Aluno (a):

1)      Para você o que é Química?

2)      Você já ouviu/leu essa frase: “Nada se cria, tudo se transforma” quem disse?  E o que ela tem a ver com química?

3)      Observe o quadro, leia as palavras, se necessário pesquise seus significados, organize essas palavras de uma forma que TODAS estejam conectadas e explique a sua organização.



1°E  – QÚIMICA – Profº Lourival

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2021/01/Curr%C3%ADculo-em-A%C3%A7%C3%A3o_EM_1%C2%AA-s%C3%A9rie_volume-1.pdf

·         Leitura das páginas 195 a 197 (Situação de Aprendizagem 1)

·         Responder Questões das páginas 195 , 196 , 197

 

·         Leitura das página 198 e 199  (Situação de Aprendizagem 1)

·         Responder questões da página 198 e 199

 

·         Leitura das páginas 200 a 202 (Situação de Aprendizagem 1)

·         Responder questões da páginas 201 e 202

 

Email

varanda@prof.educacao.sp.gov.br

Data de entrega: até dia 12/04/2021

  

GEOGRAFIA


1º A e B- Profª Noélia


FAZER O RESUMO DAS PÁGINAS 12,13, 16 E 17.

RESPONDER AS QUESTÕES DAS PÁGINAS 15 E 17

Data de entrega: até dia 12/04/2021


Atividades do Mês de Março

-Ano/Série: 1ª Série Ensino Médio C/D

 Nome do professor (a): Angela

Componente Curricular: Geografia

-Período de realização: De 01 a 31 de março

-Atividades a serem trabalhadas do Caderno do Aluno

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/

TEMA 01 – LOCALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO- Pág-46

ATIVIDADE 5

Leia o texto a seguir sobre uma das projeções cartográficas existentes e utilizadas para

produção de mapas e responda às questões propostas.

Alternativas:a/b/c

TEMA 02 – AS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO-Pág:50

ATIVIDADE 6

Sensoriamento Remoto1

Alternativas:a/b/c

Recursos:Caderno do Aluno e do professor,Aulas do App CMSP, Livros didáticos, Mapas.

Email para entrega das Atividades: angela.janeis@yahoo.com

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

 

 

1ª série E  - Prof.  José Ricardo

 

 

Realizar pesquisa sobre cartografia e elementos de um mapa.

 

Pesquisas sobre:

 - o papel dos Estados Unidos e a nova “desordem mundial”

 - conflitos regionais e os deserdados da nova ordem mundial

 

Encaminhar as tarefas realizadas para o email ricardoaggio@prof.educacao.sp.gov.br

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

HISTÓRIA

 

1° ANO E.M. C e D – Professora: Gislaine – Atividades História:

 

Situação de Aprendizagem 1 – PÁG 76, Leitura do texto.

Pág – 78, atividade 2

Pág – 77, Biblioteca de Alexandria

Pág – 79, Leitura e atividades.

OBS: Nada feito em grupo, devido a isso deixamos de fazer algumas páginas.

 

Link caderno do aluno: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2021/01/Curr%C3%ADculo-em-A%C3%A7%C3%A3o_EM_1%C2%AA-s%C3%A9rie_volume-1.pdf

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

1ª série A, B e E

Tarefas de História do 1º bimestre de 2021

Professora: Viviane Modda Oliveira

 

ATENÇÃO: todas as tarefas devem ser feitas no caderno, escritas à mão, e enviadas por foto para o e-mail: vivianemodda@prof.educacao.sp.gov.br

 

Tarefa 1: Leitura do texto “O que a História estuda?” da página 13 do livro didático de História e responder as perguntas a e b (canto direito do texto no livro). (Tarefa já postada no chat do CMSP)

 

Tarefa 2: Leitura das páginas de 28 a 44 do livro didático de História e responder todas as perguntas das páginas 45, 46 e 47. (Tarefa já postada no chat do CMSP)

 

Tarefa 3: Leitura das páginas de 48 a 59 do livro didático de História e responder todas as perguntas das páginas 60, 61 e 62.

 

Tarefa 4: Leitura das páginas de 63 a 76 do livro didático de História e responder todas as perguntas das páginas 77, 78 e 79.

      Data de entrega: até dia 12/04/2021

SOCIOLOGIA

 

Professor Juscelino da Silva Pessoa

Disciplina: Sociologia

Ano/SÉRIE 1 Anos A, B, C,  D e E

Estudar os CAPÍTULOS  1, 2 e 4 do livro didático de Sociologia, resolver as atividades do final de cada uma delas, fazer um breve relatório das aulas do Centro de Mídias Paulista, estudar as Situações de aprendizagem 1, 2 e 3 do Caderno do Aluno que eu disponibilizei nos grupos de Whats App de cada turma, responder as questões delas e entregar as perguntas e as respostas no seguinte e-mail: romiwarking12@gmail.com

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

FILOSOFIA

 

 

1ºA,B,C,D e E – Profº Dorival

O professor deverá tratar com o aluno o processo do filosofar

Ler com os alunos 1-Filosofia de Vida da pág 13 e diferenciar a Filosofia do filosofar espontâneo

Assistir aula de 11/02/21 pelo youtube e responder as questões propostas na aula

 

LIVRO DIDÁTICO Filosofando – Cap1- A experiência filosófica –

Responder as questões da pág.20 –

Responder “Revendo o Capítulo” nº1,2e3

 

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

MATEMÁTICA

 Atividades de Matemática - 1°ano A e B

Professora Elis

 

1 - Apostila Aprender Sempre: sequência de atividades 1 e 2.

✓ fazer na própria apostila;

✓ não precisa encaminhar para a professora, pois servirá de apoio para a atividade 2.

 

2 - Realizar a atividade no Google forms clicando no link abaixo. Essa atividade é de acordo com sequência de atividades 1.

 

https://forms.gle/sKH9ssFYKLPufYEV8

 

1º D – Profª Gisela

Aulas  1 e 2  Atividades 5 a 8 – Aprender Sempre

            Aulas 3 e 4 – Atividades  1 a 8 – Aprender Sempre

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

1 ano E – Profº Fabian

Aprender Sempre – Volume 1

Sequência de atividades 1, 2 e 3.

Exercícios: - 3 da página 59; 7 da página 60; 7 da página 63; 4 da página 67; 6 da página 71; exercício 5 da página 79; exercício 4 da página 81 e exercício 2 da página 86.

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

ELETIVAS

  

Atividades teórica  -  1º A e B - Profº Rafael

 

ATENÇÃO!

A partir de sua série/ano use o material disponibilizado para sua sala.

A pesquisa terá obrigatoriamente que ser redigida com formatação padrão as normas da ABNT.

PROPOSTA

LINHA DO TEMPO NA HISTÓRIA DA ARTE – CADA SALA IRA TRBALHAR UM PERÍODO DISTINTO NA LINHA DO TEMPO DA HÍTORIA DA ARTE, ESTE TRABALHO DEVERA CONTEMPLAR OBRIGATORÍAMENTE OS SEGUINTES ITENS.

TEORIA: a história do local, do período vigente com principais nomes e ícones artísticos dele.

GEOGRAFIA: os locais ou local aonde estes tiveram seus registros, esta devera ser executada por mapas e suas localidades, assim como a região continental (1 mapa geral continental destacando a região trabalhada e 1 mapa hidrográfico com os possíveis rios presente se houver) – FAZER EM PAPEL VEGETAL PARA QUE POSSA FACILITAR A EXECUSSÃO E CONFECÇÃO DOS MAPAS. – OBRIGATORIA PINTURA (PINTAR COM CALMA E PACIÊNCIA)

CARACTERISTICAS: de como viviam e quais eram seus costumes.

PRATICAS: a arte de cada local com suas características e modos nos quais eram feitas assim como a representação artística destes com desenhos (IMPORTANTE: observar e reproduzir com calma com lápis apontado ou lapiseira, riscar fraco para não borrar caso precise apagar, OBRIGATORIA A PINTURA OU SOMBREAMENTO, fazer com capricho e com calma em folha sulfite)

 

SALAS E TEMAS A SEREM TRABALHADOS

7° A) EGITO ANTIGO

8° A) MESOPOTÂMIA

1° A) ARTE RUPESTRE

1°B) ASIA

3°A) GRÉCIA  - CLASSICO GREGO

 

ATENÇÃO – CADA SALA SO IRA REALIZAR O TRABALHO DO SEU TEMA DESCRITO ACIMA, O MATERIAL DE PESQUISA SERA DISPONIBILIZADO EM PDF PARA INICIO DE PESQUISA QUE DEVERA SER APROFUNDADA.

LINKS PARA A PARTE PRÁTICA E REPRODUÇÃO ARTÍSTICA:

https://br.pinterest.com/ ou baixar pelo APP na play store: Pinterest.

https://www.google.com.br/

 

normas ABNT de formatação de trabalhos (leia com atenção):

https://www.normaseregras.com/normas-abnt/

 

PALAVRAS CHAVE PARA PESQUISA:

 

(tema da sala) desenho, arte na(o) (tema da sala), mapas (tema da sala), monumentos artísticos (tema da sala), arquitetura (tema da sala).

 

OBS: as atividades deverão ser entregues pelo e-mail: romaorf@gamil.com ou  coordenacaojtoledo@gmail.com

Parte teórica redigida via Word com os padrões de formatação ABNT

Parte prática de mapas e desenhos com as características de cada tema por fotos nos e-mail ou inbox pelo whatssap (16) 99712-2723

 

ELETIVA 1C/1D - PROFESSOR BRUNO


Responder este  link : Questionário 1 - Audiovisual 


Questionário 1 - Audiovisual

Responda as seguintes questões:

1 - Para cada um dos gêneros de cinema/séries/animes/outros a seguir, dê uma pontuação,

de 1 a 5, do quanto você gosta.

Pontuação: 1 - Não gosto de jeito nenhum / 2 - Não gosto, com algumas exceções / 3 -

Gosto de alguns e outros não / 4 - Gosto / 5 - Adoro;

a - Ação

b - Animação

c - Comédia

d - Documentário

e - Drama

f - Musical

g - Suspense/Terror


2 - Cite vários filmes/séries/animes que você gosta.


3 - Escolha um dos filmes/séries/animes que você gosta e explique quais as mensagens do

filme.

4 - Como o filme/série/anime, que você escolheu, transmite essas mensagens?



PROJETO DE VIDA

R

1ºB - Profº Ricardo

Referências e Links:

Aulas CMSP

< https://youtu.be/sXRd5WuqZEQ >

< https://youtu.be/RzVpESMS8HA >

< https://youtu.be/dsxUHFsfwWw >


Instrumentos para verificação da aprendizagem ou da entrega das atividades:

Questões

1. O que você sabe sobre a disciplina projeto de vida?

2. Quais são os objetivos da disciplina no seu entendimento?

3. Você já parou para pensar quais são seus projetos de vida? Descreva sobre o que você

projeta para sua vida?

4. Já parou para refletir sobre o que pretende ser no futuro?

5. Já imaginou quais são seus obstáculos para alcançar seus objetivos?

6. Quais etapas você acredita ter que passar para alcançar seu desejo no futuro?

7. Você acredita que a disciplina Projeto de vida pode te ajudar nesta empreitada de

programar seu futuro? Explique.


Orientações/devolutivas para os estudantes:

1. As atividades devem ser entregues impreterivelmente no prazo determinado na sala

de aula Google Classroom do centro de mídias e ou no endereço de email:

ricardofabianosilva@prof.educacao.sp.gov.br e ainda via Whatsapp:

https://chat.whatsapp.com/D7CKiNkzL1L6Hm13H7B18t (Link do grupo da sala para

entrega de atividades.)  

Data de entrega: até dia 12/04/2021


Professor Juscelino da Silva Pessoa

Disciplina: Projeto de Vida

Ano/SÉRIE: 1 C e 1 D

 

Estudar as 3 primeiras situações de aprendizagem do Caderno do Aluno de Projeto de Vida de seu Ano/Série , resolver as atividades do final de cada uma delas, fazer um breve relatório das aulas do Centro de Mídias Paulista. Observações:  as Situações de aprendizagem 1, 2 e 3 do Caderno do Aluno eu já disponibilizei nos grupos de Whats App de cada turma, responder as questões delas e entregar as perguntas e as respostas no seguinte e-mail: romiwarking12@gmail.com

Data de entrega: até dia 12/04/2021

  

TECNOLOGIA

ATIVIDADE SEMANAL INTERDISCIPLINAR DE TECNOLOGIA

ENSINO MÉDIO

1° ANO C

PROFESSOR: HENRY

ATENÇÃO: FAVOR ENVIAR AS ATIVIDADES NO E-MAIL: henrymoll33@gmail.com

 

Nome do aluno:______________________________________________________ 

 

AVANÇOS TECNOLÓGICOS IMPULSIONADOS PELA PANDEMIA

É inegável que o mundo onde vivíamos antes da pandemia do novo coronavírus mudou completamente. Em poucos meses, os números alarmantes de contaminação e de morte pela doença forçaram as pessoas do mundo inteiro a adotar medidas de isolamento, mudando suas rotinas completamente.

Como os hábitos e as necessidades mudaram, a demanda por determinados tipos de serviços aumentou. Por exemplo, a entrega de produtos em casa se tornou um serviço obrigatório para qualquer estabelecimento que esteja funcionando. O que antes era uma tendência que não havia chegado em todos os lugares, tornou-se uma necessidade imediata.

Dessa forma, isso acelerou as mudanças que poderiam demorar anos para ser implantadas, de forma geral. Por isso, a tecnologia entrou em uma corrida para atender a demanda repentina, o que traz inovações em diversas áreas, especialmente na Medicina e nos transportes. Confira a seguir.

Atendimento virtual ao paciente

Com o isolamento social, a comunicação por vídeo-chamadas se tornou uma realidade. Com isso, muitas consultas médicas têm sido realizadas pelo atendimento virtual para evitar a contaminação de pacientes em clínicas e hospitais.

A chamada telemedicina se tornou tão importante que foi liberada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em caráter excepcional durante o período de combate ao novo Coronavírus.Com isso, a telemedicina passou a ser exercida como orientação, encaminhamento e monitoramento de pacientes, bem como para a troca de informações entre médicos no auxílio de fazer diagnósticos.

saúde mental também apresentou alta demanda no atendimento virtual. De acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para o período da pandemia do novo coronavírus, 40% dos entrevistados relataram se sentir tristes ou deprimidos. E 54% deles responderam que se sentiam ansiosos ou nervosos com frequência.Para atender a essa necessidade, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) ampliou as possibilidades das consultas online sem limite no número de sessões.

 

Cruzamento de dados

Como a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, é preciso testar e rastrear o maior de número de casos possíveis para que as pessoas infectadas possam ser isoladas. Esse tipo de medida requer o uso de cruzamento de informações em base de dados da Saúde.

A China foi uma das pioneiras no uso dessa tecnologia no combate contra o coronavírus. Por meio de parceria com companhias telefônicas, o governo chinês consegue cruzar as informações dos casos de contaminação com as de lugares onde as pessoas infectadas estiveram. Em determinados estabelecimento chineses, o indivíduo precisa mostrar o QR Code na entrada. Caso não tenha passado por lugares com foco de contaminação de coronavírus, poderá entrar. Porém, se houver alguma suspeita, será aplicado o teste de detecção da covid-19. Ainda assim, existem preocupações sobre a privacidade dos dados dos usuários depois da pandemia.

 

RESPONDA AS QUESTÕES APÓS A LEITURA DO TEXTO ACIMA:

 

1-    Com a pandemia do Coronavirus, tivemos algumas mudanças em relação a tecnologia, quais foram essas mudanças?

 

2-    O que você entende por vídeo-chamada ?

 

3-    Complete as frases abaixo :

 

A China foi uma das pioneiras no uso dessa _______________ no combate contra o _____________________. Por meio de parceria com companhias telefônicas, o governo chinês consegue __________________as informações dos casos de contaminação com as de lugares onde as pessoas _________________________ estiveram.

A chamada telemedicina se tornou tão importante que foi liberada pelo____________________________________________________________ em caráter excepcional durante o período de combate ao novo __________________.

 

                                                                 Bons estudos e cuidem-se !!!!!

 1° ANO D

PROFESSOR: HENRY

ATENÇÃO: FAVOR ENVIAR AS ATIVIDADES NO E-MAIL: henrymoll33@gmail.com

Nome do aluno:______________________________________________________

 

Olá, queridos alunos!

Texto para leitura, atualização, compreensão, analise e interpretação.

O uso do dicionário é essencial para trabalhar o significado de algumas palavras para melhor compreensão durante a leitura.

GPS (Sistema de Posicionamento Global)

O GPS – Sistema de Posicionamento Global, nada mais é do que um sistema de navegação desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com o principal intuito de identificar qual é a localização de um determinado receptor. Tal ação é realizada através de sinais que são transmitidos por satélites. Os GPS só atuam em âmbito terrestre (até o presente momento).

Esse sistema é formado por três diferentes tipos de tecnologias: a espacial, a de controle e o utilizador.

O espacial, no caso, tem em sua composição 24 diferentes satélites, que por sua vez, se distribuem em outros seis planos de órbitas. Já o segmento do controle é aquele que se responsabiliza por monitorar tais órbitas dos satélites. Enquanto isso, o utilizador é o verdadeiro receptor do sistema, que capta todos os sinais oferecidos por tais satélites.

 

Parece simples, não é mesmo? Porém, o sistema é dotado de determinada capacidade complexa realmente impressionante.

O sistema de navegação tem como principal intenção obter as informações de localização geográfica em algum espaço terrestre, em qualquer momento ou horário do dia. Tudo isso foi desenvolvido com base em satélites artificiais.

A localização geográfica, no caso, ocorre por conta da possível emissão de rádio por parte dos satélites, sendo que eles são captados graças aos receptores do GPS distribuídos em nosso próprio planeta. Na Terra, eles são decodificados e as informações nos fornecem dados em relação à altitude, latitude e longitude. Não é incrível?

Se voltarmos um pouco mais na história da humanidade é possível concluir que desde sempre técnicas de localização foram desenvolvidas com base em fatores essencialmente naturais, como é o caso da luz do sol, da formação das rochas, posicionamento das estrelas, direção do vento, entre outros.

Porém, o GPS é certamente o único que apresenta uma eficácia realmente notável no que diz respeito ao ato de obter informações sobre a nossa orientação geográfica no mapa e localização precisa ao mesmo tempo, já que é capaz de nos dizer qual é a posição de algo/alguém em qualquer ponto disposto no nosso planeta.

 

Questões:

1 – Qual o significado da GPS?

2 – Para que serve o GPS?

3 – A localização geográfica, no caso, ocorre por conta da possível emissão de rádio por parte dos satélites. Como recebe esse sinal?

4 – Antigamente como fazíamos para achar nossa localização?

5 – Complete a frase:

O sistema de navegação tem como ________________intenção obter as informações de localização ­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________em algum espaço terrestre, em qualquer momento ou ______________do dia. Tudo isso foi desenvolvido com base em satélites artificiais.

                       

 

                                                                                  Bons estudos e cuidem-se !!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EMAILS DOS PROFESSORES POR SÉRIE:

 

1º A:

Viviane Modda Oliveira - vivianemodda@prof.educacao.sp.gov.br

Maria Beatriz Góes - mariabeatrizgoes@prof.educacao.sp.gov.br

Fábio Aparecido Damasceno - faparecidodamasceno@prof.educacao.sp.gov.br

Juscelino da Silva Pessoa - romiwarking12@gmail.com

Edivaldo Vanderson Guaratti - edivaldovanderson@prof.educacao.sp.gov.br

Noelia Aparecida Pedroso Alexandrin - noeliaalexandrin@gmail.com.br

Rafael Romão Buck de Carvalho - romaorf@gmail.com

Fabiana Vicentim - fabiana.vicentim@gmail.com

Mauren Zopelari Micalli - maurenzopelari@prof.educacao.sp.gov.br

Elis Fernanda - elisfernanda@prof.educacao.sp.gov.br

Lucas Antonio Domingos dos Reis - lucasadr@yahoo.com.br

Vanderli Sampaio Matias - vanda_112@yahoo.com.br

Dorival de Almeida - brenam_@hotmail.com

 

1º B:

Viviane Modda Oliveira - vivianemodda@prof.educacao.sp.gov.br

Maria Beatriz Góes - mariabeatrizgoes@prof.educacao.sp.gov.br

Fábio Aparecido Damasceno - faparecidodamasceno@prof.educacao.sp.gov.br

Juscelino da Silva Pessoa - romiwarking12@gmail.com

Edivaldo Vanderson Guaratti - edivaldovanderson@prof.educacao.sp.gov.br

Noelia Aparecida Pedroso Alexandrin - noeliaalexandrin@gmail.com.br

Rafael Romão Buck de Carvalho - romaorf@gmail.com

Fabiana Vicentim - fabiana.vicentim@gmail.com

Mauren Zopelari Micalli - maurenzopelari@prof.educacao.sp.gov.br

Elis Fernanda - elisfernanda@prof.educacao.sp.gov.br

Ricardo Fabiano da silva - ricardofabianosilva@prof.educacao.sp.gov.br

Lucas Antonio Domingos dos Reis - lucasadr@yahoo.com.br

Vanderli Sampaio Matias - vanda_112@yahoo.com.br

Dorival de Almeida - brenam_@hotmail.com

 

1º C:

André Vendrame Zovadelli - zovadelli@professor.educacao.sp.gov.br

Angela Maria Janeis Franco - angela.janeis@yahoo.com

Bianca de Campos - camposbianca@prof.educacao.sp.gov.br

Bruno Filipini Alexandre - brunofilipini@prof.educacao.sp.gov.br

Gislaine Donisete de Lima - gislained@prof.educacao.sp.gov.br

Maria Beatriz Góes - mariabeatrizgoes@prof.educacao.sp.gov.br

Juscelino da Silva Pessoa - romiwarking12@gmail.com

Vanderli Sampaio Matias - vanda_112@yahoo.com.br

Dorival de Almeida - brenam_@hotmail.com

Henry Leiria Moll - henryleiria33@gmail.com

Érika Chang de Azevedo - erikaa.chang@gmail.com


1º D:

Angela Maria Janeis Franco - angela.janeis@yahoo.com

Bianca de Campos - camposbianca@prof.educacao.sp.gov.br

Bruno Filipini Alexandre - brunofilipini@prof.educacao.sp.gov.br

Gislaine Donisete de Lima - gislained@prof.educacao.sp.gov.br

Maria Beatriz Góes - mariabeatrizgoes@prof.educacao.sp.gov.br

Juscelino da Silva Pessoa - romiwarking12@gmail.com

Gisela Aparecida Ferreira - giselaaparecidaferreira@gmail.com

Leandro Mesquita - leandromesquita_ed.f@hotmail.com

Dorival de Almeida - brenam_@hotmail.com

Henry Leiria Moll - henryleiria33@gmail.com

Rodrigo Caravage de Andrade - rodrigocaravage@prof.educacao.sp.gov.br

Witer de Souza Coelho – witer@prof.educacao.sp.gov.br

 Érika Chang de Azevedo - erikaa.chang@gmail.com


1º E:

Viviane Modda Oliveira - vivianemodda@prof.educacao.sp.gov.br

Lourival Varanda - varanda@prof.educacao.sp.gov.br

Bruno Filipini Alexandre - brunofilipini@prof.educacao.sp.gov.br

Fabian Fernando Chiari - fabianfernando@professor.educacao.sp.gov.br

Ana Paula Ferreira - profepaula71@gmail.com

Maria Beatriz Góes - mariabeatrizgoes@prof.educacao.sp.gov.br

Juscelino da Silva Pessoa - romiwarking12@gmail.com

José Ricardo Aggio - ricardoaggio@prof.educacao.sp.gov.br

Dorival de Almeida - brenam_@hotmail.com

Fabiana Vicentim - fabiana.vicentim@gmail.com

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será mandado para aprovação em nosso email

E.E.PROF. JOAQUIM DE TOLEDO CAMARGO - 2021

O lá!!!  Tudo bem com você? Seja bem-vindo ao Blog da Escola Toledo. Esse é um espaço de atividades pedagógicas, entretenimento, c...