7º Ano - 1º Bimestre 2021

 

ATIVIDADES PARA 7º ANO - 1º BIMESTRE 2021

ENSINO FUNDAMENTAL

Essa turma deverá enviar as atividades para o e-mail do professor que está no final desta página.

Devido à continuidade do isolamento social pela Pandemia- COVID-19, estamos disponibilizando as atividades do 4º bimestre para serem realizadas em casa.

Orientações: No campo ASSUNTO do e-mail digitar: Série/Turma Nome, Disciplina.

Por exemplo: 7º___, Luiza Santos, Matemática.

Prazo final para entrega de atividades: 12/04/2021.

 

O Link abaixo dá acesso aos cadernos do aluno referentes ao 1ºBimestre

CADERNO DO ALUNO 7 ANO

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2021/01/EF_ES_7-ano_Curr%C3%ADculo-em-A%C3%A7%C3%A3o.pdf

 

APRENDER SEMPRE 7 ANO

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/12/AF-7%C2%BA-ano-Aluna.pdf

 

 ARTE

 

ROTEIRO DE ESTUDO

           

 

Componente Curricular: Arte

 

Professor: CIBELE BERTOLO MATTOS DIBO       

Período: Manhã e Tarde

Ano/Serie: 7°ANO

Turma(s): A B e C

Nº de aulas: 4 AULAS

 

Componente e habilidade(s) a ser(em) desenvolvidas:  EF09AR16

 

Conteúdo/Objetivo de Conhecimento: GÊNEROS DA MÚSICA TRADICIONAL E MÚSICA FOLCLÓRICA..

 

Suporte/Link para realização da aula:  Segue o procedimento abaixo: google(pesquisa livre), realizar as atividades no seu caderno de desenho ou no seu caderno normal, apostila aprender sempre.

 

Procedimento da aula: Desafios para responder:

 

O que é música para você?

 

Quais gêneros de música você mais gosta e mais ouve?

 

Você conhece músicas folclóricas? Quais?

 

 

 

Atividade avaliativa: As atividades propostas devem corresponder ao objetivo das aulas e ao desenvolvimento das habilidades para promover o engajamento e a aprendizagem dos estudantes, por exemplo: participação das atividades das aulas presenciais, participação das aulas e atividades do centro de mídias.

 

Contato para dúvidas: classrron da escola, grupo de whats da sala, email da escola: coordenacaojtoledo@yahoo.com.br

Data de entrega: até dia 12/04/2021


CIÊNCIAS

 

Atividades Ciências

7°Ano A e B

Professor: Ricardo Fabiano

Cronograma mensal

1. As atividades devem ser entregues impreterivelmente no prazo determinado na sala de aula Google Classroom e ou no endereço de email: ricardofabianosilva@prof.educacao.sp.gov.br e ainda via Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/G8iUvmq67Mr9FSCH0nLkTv   Link do grupo da sala para entrega de atividades.

2. Para acessar sua turma na sala de aula virtual é seguir as instruções abaixo:

3. Instruções: Instruções para os alunos Acessar a Turma no Google Classroom.

a) Faça login no Google Sala de Aula acessando o Google sala de aula na aba outros do aplicativo Centro de Mídias.

 b) Em sua turma de Ciências estará postado as mesmas atividades que serão impressas e aplicadas em modo presencial.

c) Responder as atividades no caderno fotografar e postar como devolutiva ou entregar na escola de forma física.

Data de entrega: 01/03/2021 à 31/03/2021

Links de Apoio:

·         Currículo em ação 7°Ano do ensino fundamental II caderno do aluno, página 155 e 156,disponível em :<    https://drive.google.com/file/d/1Rw_0jIyWsorYepXtSIUTmmoPxLEHuRDr/view?usp=sharing> Acesso em 20/03/2020.

 

·         ECYCLE. “Medicamentos: o que são, tipos e diferenças”. https://www.ecycle.com.br/4925- medicamentos-medicamento. Acesso em 10 de agosto de 2020.

 

·         EXPLICATORIUM. “Materiais Naturais e Sintéticos”. Disponível em: http://www.explicatorium.com/cfq-7/materiaisnaturais-sinteticos.html. Acesso em 06 de agosto de 2020.

 

·         SOUZA, Líria Alves de. "Substâncias sintéticas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/substancias -sinteticas.htm.  Acesso em 10 de agosto de 2020.

< https://www.youtube.com/watch?v=6zLHyZo-m64>

< https://youtu.be/fDC6go87UHU >

< https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/6856/85471.mp4 >

< https://youtu.be/rc-BC4DHW94 >

< https://youtu.be/ZiCCMMb4xoE>

Questões 1ª etapa

Considerando que toda alteração da estrutura da matéria como, tamanho, aparência e estado físico é considerado fenômenos físicos responda à questão a seguir.

1) Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:

Coluna A:                            

(I) fenômenos físicos

(II) fenômenos químicos

( ) Amassar um papel;

( ) Fotossíntese realizada pelas plantas;

( ) Quebrar um copo de vidro;

( ) Ferver a água;

( ) Dissolução do açúcar em água;

( ) Alimento decompondo-se no lixo;

( ) Congelamento da água;

( ) Queima do carvão;

( ) Produção de queijo a partir do leite;

( ) Transformação de tecido em roupas;

( ) Triturar o carvão para obter o carvão ativo;

( ) Aquecer uma panela de alumínio;

( ) Queima de papel;

( ) Queima de combustíveis no motor dos automóveis;

( ) Azedamento do leite;

( ) Corte de um bolo;

( ) Digestão de alimentos;

( ) Enferrujamento de uma palha de aço;

( ) Amassar uma latinha de alumínio.

Vídeo – De onde vem, para onde vai < https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/6856/85471.mp4 >

2) Os materiais envolvidos na produção do celular sofrem transformações? Quais?

Questões 2ª Etapa

1) O que são materiais sintéticos?

2) A borracha é um produto natural ou sintético?

Observe as imagens a seguir.


3) O que essas imagens nos retratam?

4) Diante das imagens apresentadas, que ações podemos propor para que possamos colaborar com a diminuição dos problemas ambientais gerados pela produção dos materiais?

Questões 3ª Etapa

1)Como é o funcionamento de uma tesoura?

2)Como é o funcionamento de um abridor de garrafas?

3) Por que o martelo precisa de um cabo comprido?

4) Por que o cabo do martelo não pode ser curto?

Questões 4ª Etapa:

Após ter assistido ao vídeo “O surgimento das máquinas”, leia as situações a seguir e responda-as de acordo com o seu entendimento e com os registros de suas observações realizadas no caderno:

1.      Quem inventou a máquina?

2.      O homem domina a máquina ou a máquina domina o homem?

3.      Qual é a relação dos trabalhadores com o uso de máquinas para execução de tarefas?

4.      Utilizamos máquinas para executar que tarefas do dia a dia?

5.      Registre em seu caderno as principais considerações que descreva o que você entende sobre o que são máquinas simples?

 

 

Orientações/devolutivas para os estudantes:

1. As atividades devem ser entregues impreterivelmente no prazo determinado na sala de aula Google Classroom  do centro de mídias e ou no endereço de email: ricardofabianosilva@prof.educacao.sp.gov.br e ainda via Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/G8iUvmq67Mr9FSCH0nLkTv   (Link do grupo da sala para entrega de atividades.)

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

Atividade de Ciências 7º Ano C

Professor: Witer

Aluno (a):

1)      Para você, o que é uma máquina?

2)      Abaixo algumas imagens, marque TODAS  que você considera ser uma máquina?


1)      De acordo com exercício anterior, vocês observaram possíveis máquinas que nós não estamos acostumados a chamar de máquinas!!! Então faça uma pesquisa e em no máximo 6 linhas me falem quais tipos de máquinas existem.

 

2)      Escolha UMA das máquinas abaixo e me conte sua história

a)      Vídeo Game

b)      Televisão

c)       Máquina de lavar roupas/tanquinho

d)      Ventilador

e)      Fogão

Para ajudar vocês sigam esse roteiro:

Data da invenção:

Quem inventou:

Em que lugar foi inventado:

Como era antes e como é hoje:

Qual a sua importância:

2 Curiosidades:

 

3)      Use sua criatividade e crie uma máquina, me fale sobre ela e faça um desenho!!! 


EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Roteiro de Estudo a Distância 1° bimestre – Educação Física

Ano/série: 7° Ano

Professores: Leandro Mesquita e Vanda Matias

As atividades propostas desse roteiro de estudo foram realizadas nas aulas presenciais e são relacionadas as aulas transmitidas no CMSP.

Recursos necessários: Caderno do Aluno Volume 1

 

·         Situação de aprendizagem 1 – JOGOS: DO TRADICIONAL OU ELETRONICO

Atividade 1: O QUE VOCÊ SABE? (páginas 97 e 98)
Responda as questões 1 a 3.

Atividade 2: QUAIS JOGOS VOCÊ CONHECE?
Reflita, se necessário pergunte aos seus familiares e responda:
1- Quais jogos que você citou acima, descreva como se joga.
2- Qual o objetivo do jogo (como se ganha)?

Atividade 3: PESQUISA (página 99)
Pesquise sobre as diferenças e semelhanças entre os jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos e preencha o quadro.

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

GEOGRAFIA

 

 

7° ANO FUNDAMENTAL  A – Professora: Gislaine – Atividades Geografia:

 

·         Atividades a serem trabalhadas:

1-Vamos dialogar.

2-Contextualizando: regiões brasileiras e manifestações culturais.

3-Problematizando: estereótipos sobre o Brasil e suas regiões.

 

Link caderno do aluno: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2021/01/EF_ES_7-ano_Curr%C3%ADculo-em-A%C3%A7%C3%A3o.pdf

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

7° ANO FUNDAMENTAL  B – Professora: Noélia – Atividades Geografia:

 

LEITURA P. 10 E 13 DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA, FAZER UM RESUMO DA PAG 13 E ATIVIDADES DAS PÁGINAS  13

LEITURA P. 14 E 15 DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA E ATIVIDADES DAS PÁGINAS 14 E 15

LEITURA P. 16 E 17 DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA E

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 16 E 17

Data de entrega: até dia 12/04/2021

7º ano C Prof. José Ricardo

 

1-Vamos dialogar (território brasileiro).

2-Contextualizando: formação territorial e regionalização.

3-Problematizando: pontos extremos, faixa de fronteira e regiões geoeconômicas.

4-Organizando ideias: regionalizações do território brasileiro e o estado de São Paulo.

5-Retomando conceitos.

Página 191 a 202 do caderno do aluno “SP Faz Escola vol.1”

 

1-Vamos dialogar. (Páginas 202, 203 e 204)

2-Contextualizando: regiões brasileiras e manifestações culturais. (página 205)

3-Problematizando: estereótipos sobre o Brasil e suas regiões. (página 206)

Atividades do Currículo em Ação 2021 disponível em “material efape”

Encaminhar as tarefas realizadas para o email ricardoaggio@prof.educacao.sp.gov.br

Data de entrega: até dia 12/04/2021

HISTÓRIA

 

Professor Juscelino da Silva Pessoa

Disciplina: História

 

Ano/SÉRIE: 7 A e 7 B

Estudar  os Capítulos 1, 2 e 3 do livro didático de História, responder as atividades do final de cada capítulo, estudar as 3 primeiras situações de aprendizagem do Caderno do Aluno de História de seu Ano/Série , resolver as atividades do final de cada uma delas, fazer um breve relatório das aulas do Centro de Mídias Paulista. Observações:  as Situações de aprendizagem 1, 2 e 3 do Caderno do Aluno eu já disponibilizei nos grupos de Whats App de cada turma, responder as questões delas e entregar as perguntas e as respostas no seguinte e-mail: romiwarking12@gmail.com

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

Atividades do Mês de Março

Nome do professor (a): Angela

Componente Curricular: História

7º Ano C

Período de realização: De 01 a 31 de Março

-Atividades a serem trabalhadas do Caderno do Aluno

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – O “MODERNO” NAS SOCIEDADES AFRICANAS, AMERICANA E EUROPEIA

ATIVIDADE 5-Pág:230/231

5.1. A partir das informações apresentadas realize a análise da imagem respondendo as questões abaixo:

Alternativas:a/b

ATIVIDADE 1

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – O HUMANISMO E SUA RELAÇÃO COM A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA-Pàg:231/232/233/234/235

ATIVIDADE 1

1.1.                                                                                                A pintura “A lição de anatomia do Dr. Tulp”, feita por Rembrandt van Rijn em 1632, é considerada uma

1.2.                                                                                                obras mais famosas e revolucionárias da História da Arte. Observe a representação e responda às questões sobre ela em seu caderno.Alternativas:a/b/c/

 

 ATIVIDADE 3

  3.1. Leia o texto abaixo e siga as orientações para a realização da atividade.Alternativas:a/b/c

 ATIVIDADE 4

3.1. Leia o texto,observe a imagem abaixo e responda ao que se pede em seu caderno:

Alternativas:a/b/c

 

4.2. Leia as palavras abaixo, escolha uma delas e tente desenhar o objeto que ela representa.           Depois faça uma pesquisa sobre a origem desses inventos e sua relação com Leonardo da Vinci e o Renascimento. Registre o que você descobriu em seu caderno

 

Recursos:Caderno do Aluno e do professor,Aulas do App CMSP, Livros didáticos.

 

Email para entrega das Atividades: angela.janeis@yahoo.com

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

INGLÊS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 70A/B

Material: Aprender Sempre-volume 1 (10 bimestre)

Professora: Mauren  Zopelari Micalli

Rotina de atividades semanais

Março

 01/03 a 06/03: Revisão e aprofundamento, início das Aula 1 (pág. 4) Aula 2 e 3 (págs.6, 7 e 8); Aula 4 e 5 (págs. 8, 9 e 10)

09/03 a 14/03 :Aula 6 (11 e 12); Aula 7 e 8 (págs. 13,14 e 15).

16/03 a 21/03: (Sequência de atividades) Aula 1 (pág.17 a 19); Aula 2 (pág. 20)

23/03 a 28/03: Aula 3 (págs.21, 22); Aula 4 e 5 (págs. 23 á 26)

Março a Abril

30/03 a 03/04 :Aula 6 (pág.27 e 28); Aula 7 e 8 (pág.29)

 

Abril

05/04 a 10/04 :Aula 1 e 2 (págs.31 e 32); Aula 3 e 4 (págs.33 a 35)

12/04 a 17/04: Aula 5 e 6 (pág. 36); Aula 7 e 8 (págs. 37 a 40)

19/04 a 24/04: (Sequência de atividades) Aula 1(págs.43, 44); Aula 2 (págs.44, 45 e 46), Aula 3(págs. 47, 48)

26/04 a 30/04: Aula 4 (págs.48 e 49); Aula 5 (págs. 51, 52), Aula 6 (págs. 52, 53); Aula 7 (págs. 53 e 54); Aula 8 (págs. 54 e 55)

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

Nome do professor (a): RODRIGO CARAVAGE DE ANDRADE

Componente Curricular:  PORTUGUÊS

Ano/Série: 7º ANO C 

 

Língua Portuguesa

Março

01/03 – Atividade 1: Aulas 6 - Ler E Compreender!

Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 11 e 12

08/03 – Atividade 2: Aulas 7 e 8 - Planejar É Preciso! Escrever E Revisar Cartaz

Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1 : p. 13, 14 e 15

15/03 - Atividade 1: Aulas 1 - O Conto Popular Na Cultura Brasileira

 Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 17, 18 e 19

22/03 – Atividade 4: Aula 2 - Um Conto, Um Contexto!

Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 20

29/03 - Atividade 5: Aulas 3 - E Como São Mesmo Os Textos Narrativos?

 Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 21 e 22

Abril

 Atividade 1: Aulas 4 e 5 - Brasil, Um País De Histórias Mil!

Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 23 e 24

 Atividade 2: Aulas 4 e 5 - Brasil, Um País De Histórias Mil!

Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1 : p. 25 e 26

 Atividade 3: Aulas 6 - Planejando A Minha Escrita

 Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 27 e 28

Atividade 4: Aula 7 e 8 - O Conto Entra Em Cena!

Fazer as seguintes páginas do Caderno Aprender Sempre volume 1: p. 29

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

 

 

MATEMÁTICA


7ºA,7ºB e 7ºC

 

SEMANA 1:

Aulas 3 e 4 - págs. 62 a 64

 

SEMANA 2:

Aulas 5 e 6 - págs.65 a 66

 

SEMANA 3:

Aulas 7 - págs. 66 a 67

Caixa de texto: DISCIPLINA

SEMANA 4:

Aulas 8 - págs. 68 a 70

 

Referências bibliográficas

DIAS, I. C.; VITALINO, J. D. S.; POLONIO, R. J. D. Aprender Sempre: Língua Portuguesa e Matemática 7º Ano  Ensino Fundamental. PAULO, S. D. E. D. E. D. S. São Paulo. 1: 114 p. 2021.

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

  

 

ELETIVAS



PROF. OSMARINA MARIANO

 7 C

EMPATIA:

Empatia é estar em contato com o estado emocional dos outros indivíduos. No entanto, você também pode tentar racionalizar para descobrir o que outras pessoas estão pensando e sentindo ao tentar entende-las.

Se você vê uma pessoa em uma situação e não sabe por que ela está angustiado, pode pensar: Por que ela está aflita? Que situação a levou a isso? E, quando você pensa, geralmente também consegue sentir a mesma coisa?

 

RESPONDA:

1)      1. Quando alguém está animado, tendo a ficar animado também?

(  ) sim
(  ) não

(  ) as vezes

 

2)      2. A infelicidade ou desgraça das outras pessoas não me abala

(  ) sim

(  ) não

(  ) as vezes

 

3)      3. Me incomoda ver alguém sendo tratado com desrespeito?

(  ) sim

(  ) não

(  ) as vezes

 

4)      4. Eu gosto de fazer outras pessoas se sentirem bem?

(  ) sim

(  ) não

(  ) as vezes

  

Atividades teórica Prof º Rafael 7º A

 

ATENÇÃO!

A partir de sua série/ano use o material disponibilizado para sua sala.

A pesquisa terá obrigatoriamente que ser redigida com formatação padrão as normas da ABNT.

PROPOSTA

LINHA DO TEMPO NA HISTÓRIA DA ARTE – CADA SALA IRA TRBALHAR UM PERÍODO DISTINTO NA LINHA DO TEMPO DA HÍTORIA DA ARTE, ESTE TRABALHO DEVERA CONTEMPLAR OBRIGATORÍAMENTE OS SEGUINTES ITENS.

TEORIA: a história do local, do período vigente com principais nomes e ícones artísticos dele.

GEOGRAFIA: os locais ou local aonde estes tiveram seus registros, esta devera ser executada por mapas e suas localidades, assim como a região continental (1 mapa geral continental destacando a região trabalhada e 1 mapa hidrográfico com os possíveis rios presente se houver) – FAZER EM PAPEL VEGETAL PARA QUE POSSA FACILITAR A EXECUSSÃO E CONFECÇÃO DOS MAPAS. – OBRIGATORIA PINTURA (PINTAR COM CALMA E PACIÊNCIA)

CARACTERISTICAS: de como viviam e quais eram seus costumes.

PRATICAS: a arte de cada local com suas características e modos nos quais eram feitas assim como a representação artística destes com desenhos (IMPORTANTE: observar e reproduzir com calma com lápis apontado ou lapiseira, riscar fraco para não borrar caso precise apagar, OBRIGATORIA A PINTURA OU SOMBREAMENTO, fazer com capricho e com calma em folha sulfite)

 

SALAS E TEMAS A SEREM TRABALHADOS

7° A) EGITO ANTIGO

8° A) MESOPOTÂMIA

1° A) ARTE RUPESTRE

1°B) ASIA

3°A) GRÉCIA  - CLASSICO GREGO

 

ATENÇÃO – CADA SALA SO IRA REALIZAR O TRABALHO DO SEU TEMA DESCRITO ACIMA, O MATERIAL DE PESQUISA SERA DISPONIBILIZADO EM PDF PARA INICIO DE PESQUISA QUE DEVERA SER APROFUNDADA.

LINKS PARA A PARTE PRÁTICA E REPRODUÇÃO ARTÍSTICA:

https://br.pinterest.com/ ou baixar pelo APP na play store: Pinterest.

https://www.google.com.br/

 

normas ABNT de formatação de trabalhos (leia com atenção):

https://www.normaseregras.com/normas-abnt/

 

PALAVRAS CHAVE PARA PESQUISA:

 

(tema da sala) desenho, arte na(o) (tema da sala), mapas (tema da sala), monumentos artísticos (tema da sala), arquitetura (tema da sala).

 

OBS: as atividades deverão ser entregues pelo e-mail: romaorf@gamil.com ou  coordenacaojtoledo@gmail.com

Parte teórica redigida via Word com os padrões de formatação ABNT

Parte prática de mapas e desenhos com as características de cada tema por fotos nos e-mail ou inbox pelo whatssap (16) 99712-2723

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

 Atividades da disciplina de Eletiva – 7° ano B

                                                       Professora: Karen Rieti Litholdo

Tema da disciplina de Eletiva- Transformando o lixo em luxo: A arte de reutilizar

Objetivo: Estudar o conceito e a origem dos resíduos sólidos (chamados popularmente de lixo), compreendendo os prejuízos causados pelo seu descarte incorreto. Além disso, objetiva-se aprender novas formas de reutilizar um material descartável (como as garrafas PET e o papelão), no intuito de diminuir sua quantidade no meio ambiente.

Dados curiosos para se pensar

·         Em 2018 cerca de 79 milhões de toneladas de lixo foram produzidos no Brasil, segundo um estudo da Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).

·         O Brasil é hoje o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo.

·         O uso de lixões (os quais mantém os lixos a céu aberto) é proibido no Brasil desde 2014. Porém, segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), 50% dos municípios ainda o utilizam, e em épocas de chuvas, boa parte desses lixos são carregados pelas enxurradas para rios e mares.

·         88% da contaminação das águas marinhas são originadas por plásticos.

Diante disso, reutilizar o lixo é uma forma de garantir nossa própria sobrevivência, assegurando a existência de recursos necessários (como a água) a nós e a gerações futuras.  

ATIVIDADE 1 – Elabore um breve texto (de aproximadamente 10 linhas ou mais) respondendo a pergunta: Se a natureza pudesse falar, o que ela diria ao homem?

 

 

Texto: O que são Resíduos sólidos?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define o termo Resíduo Sólido como todo material, substância ou objeto descartado que resultou de atividades humanas, termo esse que substitui a palavra lixo.

O descarte desse resíduo não significa que ele não tem mais valor, mas sim que não é mais necessário para quem o descartou. Contudo, existem grandes chances desse resíduo ainda ser útil para outras pessoas, através da reciclagem ou reutilização, na sua forma original ou transformada.

Resíduos são diferentes de Rejeitos. Este último não tem possibilidade economicamente viável de tratamento ou recuperação, são exemplos: fraldas descartáveis e papéis higiênicos já utilizados, por isso devem receber um final adequado, sem poluir o meio ambiente, pois não são passíveis de reutilização.

Ainda, os resíduos sólidos podem ser classificados segundo a sua origem. São eles:

·         Resíduo Orgânico: Todo material de origem animal ou vegetal, exemplos: frutas, verduras e carnes.

·         Resíduo Reciclável: Todos os materiais que podem ser reciclados para voltar ao consumidor de alguma forma, como novos produtos. São eles: papéis, plásticos, vidros, etc.

·         Resíduo Doméstico: Todo material produzido em ambiente domiciliar.

·         Resíduo Comercial: Todo material produzido em ambiente comercial, como lojas e mercados.
·         Resíduo Industrial: Produzidos em fábricas e indústrias. São exemplos: óleos, metais e borrachas.
·         Resíduo Hospitalar: Todo tipo de lixo proveniente do atendimento a pacientes ou de qualquer estabelecimento de saúde. Por serem materiais que possam estar contaminados requer maior atenção em seu descarte, bem como lugares liberados e apropriados a atividade. Exemplos: seringas e agulhas.

Enfim, conhecer a origem dos resíduos sólidos é necessário para que possamos fazer um melhor descarte desses materiais, sabendo os riscos que oferecem tanto ao homem como ao meio ambiente.

ATIVIDADE 2: Responda

1- Explique: qual a diferença entre Resíduo Sólido e Rejeito?

2- Um dos tipos de resíduos sólidos mais perigosos é o hospitalar, por conter materiais contaminados por pacientes nos hospitais. Cite quais problemas podem ocorrer devido ao seu descarte incorreto.

3- Elabore mentalmente um novo objeto a partir da reutilização de algum resíduo sólido (lixo) produzidos por sua família em sua casa. Detalhe sua fabricação.

4- O descarte incorreto dos Resíduos sólidos pode levar a sérios problemas ambientais, que por sua vez, prejudicam a vida do homem. Exemplifique quais problemas isso pode ocasionar.

5- Explique: Qual a importância de se reutilizar o lixo

Observações: A atividade deve ser devolvida ao professor até o dia 12/04/2021. Não esqueça de colocar seu nome completo.

                                                        

                                                          FIM!

                                             Bons Estudos!!!

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

PROJETO DE VIDA

Roteiro de Estudo a Distância 1° bimestre – Projeto de Vida

Ano/série: 7° Ano A e B

Professores: Leandro Mesquita

As atividades propostas desse roteiro de estudo foram realizadas nas aulas presenciais e são relacionadas as aulas transmitidas no CMSP.

Recursos necessários: Caderno do Aluno Volume 1

 

·        Situação de aprendizagem 1

Atividade 1: A ESCADA DO SONHO

Em seu caderno, vamos desenhar uma escada com 5 degraus. Depois siga os passos seguintes:

1°- escreva qual é o seu sonho no topo da escada e depois quais as etapas para alcançá-lo.

2° Comece colocando no primeiro degrau o primeiro passo rumo ao seu sonho.

3° O mais difícil é o primeiro passo e isso você já deu. Siga em frente e pense na próxima etapa para seu sonho.

Vocês está quase alcançando e está no meio da caminhada. Não desista agora.

4° Sonho é aquilo que nos deixa felizes, satisfeitos quando o alcançamos. Escreva qual é a última etapa para o seu sonho.

Atividade 2: CUSTOMIZAÇÃO

Customizar a página inicial ou capa do seu diário de vivencias e práticas (caderno de projeto de vida) com imagens (recortes de revista/jornais ou produzir desenhos) e frases que se conectem com o seu sonho. Quando terminar escreva seu nome e coloque a data. Essa atividade irá sempre te lembrar de qual é seu objetivo/sonho.

Atividade 3: Situação de aprendizagem 1 (páginas 290 e 291)

Realize a atividade proposto no caderno do aluno.



Data de entrega: até dia 12/04/2021

  

ROTEIRO DE ESTUDO: PROJETO DE VIDA

PROF° HENRY

7° C

 

Componente curricular: Projeto de vida           

  

 

O que é um acróstico exemplos?

 

Acróstico é quando utilizam as letras de uma palavra para formar outras palavras ou uma frase correspondente. Por exemplo, utiliza-se o nome de uma pessoa para fazer um acróstico com adjetivos que expressem as qualidades dela.

 

 

Faça numa folha um acróstico com seu nome e de algumas pessoas importantes na sua vida. Use a criatividade (lápis de cor, régua, etc.)

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

 

 

 

 

TECNOLOGIA

 

 

 

                                                                                        

 

Data de entrega: até dia 12/04/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

EMAILS DOS PROFESSORES POR SÉRIE:

7º ANO A:

Mauren Zopelari Micalli - maurenzopelari@prof.educacao.sp.gov.br

Gislaine Donisete de Lima - gislained@prof.educacao.sp.gov.br

Ricardo Fabiano da silva - ricardofabianosilva@prof.educacao.sp.gov.br

Fábio Aparecido Damasceno - faparecidodamasceno@prof.educacao.sp.gov.br

Leandro Mesquita - leandromesquita_ed.f@hotmail.com

Rafael Romão Buck de Carvalho - romaorf@gmail.com

Edivaldo Vanderson Guaratti - edivaldovanderson@prof.educacao.sp.gov.br

Juscelino da Silva Pessoa - romiwarking12@gmail.com

Vanderli Sampaio Matias - vanda_112@yahoo.com.br

Cibele Bertolo Mattos Dibo - cibeledibo@yahoo.com.br

 Fabiana Vicentim - fabiana.vicentim@gmail.com

7º ANO B:

Mauren Zopelari Micalli - maurenzopelari@prof.educacao.sp.gov.br

Noelia Aparecida Pedroso Alexandrin - noeliaalexandrin@gmail.com.br

Ricardo Fabiano da silva - ricardofabianosilva@prof.educacao.sp.gov.br

Fábio Aparecido Damasceno - faparecidodamasceno@prof.educacao.sp.gov.br

Leandro Mesquita - leandromesquita_ed.f@hotmail.com

Karen Rieti Litholdo - litholdo@prof.educacao.sp.gov.br

Edivaldo Vanderson Guaratti - edivaldovanderson@prof.educacao.sp.gov.br

Juscelino da Silva Pessoa - romiwarking12@gmail.com

Vanderli Sampaio Matias - vanda_112@yahoo.com.br

Cibele Bertolo Mattos Dibo - cibeledibo@yahoo.com.br

Fabiana Vicentim - fabiana.vicentim@gmail.com 

7º ANO C:

Angela Maria Janeis Franco - angela.janeis@yahoo.com

Fábio Aparecido Damasceno - faparecidodamasceno@prof.educacao.sp.gov.br

Leandro Mesquita - leandromesquita_ed.f@hotmail.com

Edivaldo Vanderson Guaratti - edivaldovanderson@prof.educacao.sp.gov.br

José Ricardo Aggio - ricardoaggio@prof.educacao.sp.gov.br

Cibele Bertolo Mattos Dibo - cibeledibo@yahoo.com.br

Rodrigo Caravage de Andrade - rodrigocaravage@prof.educacao.sp.gov.br

Henry Leiria Moll - henryleiria33@gmail.com

Osmarina Mariano - marinamariano1703@gmail.com

Witer de Souza Coelho – witer@prof.educacao.sp.gov.br

 Fabiana Vicentim - fabiana.vicentim@gmail.com

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será mandado para aprovação em nosso email

E.E.PROF. JOAQUIM DE TOLEDO CAMARGO - 2021

O lá!!!  Tudo bem com você? Seja bem-vindo ao Blog da Escola Toledo. Esse é um espaço de atividades pedagógicas, entretenimento, c...