quinta-feira, 19 de novembro de 2015

DIA DA BANDEIRA

HOJE NOSSOS ALUNOS DOS 6º ANOS A  E  B HASTEARAM A BANDEIRA NACIONAL.





















BREVE HISTÓRIA DA BANDEIRA

No final do século 19 havia um grande desconforto em relação ao regime imperial no Brasil. Havia também o Positivismo – uma corrente filosófica que surgiu na Europa como desenvolvimento sociológico do Iluminismo e tinha, entre seus maiores expoentes, o francês Auguste Comte. O pensamento positivista obteve grande sucesso no Brasil; não por ter sido adotado pela maioria da população ou dos intelectuais, mas pelo fato de algumas figuras proeminentes serem positivistas. Entre elas, Miguel Lemos, Nísia Floresta (a primeira feminista brasileira), Euclides da Cunha, o marechal Rondon, Roquette-Pinto e muitos outros.
Foi nesse contexto que surgiu a chamada "bandeira republicana". Ela foi idealizada pelo professor Raimundo Teixeira Mendes (foto), com a colaboração de Miguel Lemos e do astrônomo do Imperial Observatório do Rio de Janeiro, Manuel Pereira Reis. O desenho foi executado pelo pintor Décio Vilares.
Os idealizadores da bandeira insistiram numa "fuga positivista a qualquer imitação norte-americana", preferindo fixar-se na França. A divisa "Ordem e Progresso" por si só já lembraria a França. Sua origem foi o lema positivista de Auguste Comte (foto): "o amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim".
Para atrair a simpatia - e garantir aprovação - Teixeira Mendes e Miguel Lemos pretendiam fazer entender que o criador da bandeira havia sido o General Benjamim Constant. Mas ele foi pouco mais que um intermediário entre os autores do projeto e o Governo Provisório. Constant apenas sugeriu destacar a constelação do Cruzeiro do Sul na bandeira, o que foi feito.
A bandeira foi criada pelo Decreto No 4, de 19 de novembro de 1889, que também estabeleceu as diretrizes para as armas e selos nacionais. A partir de então, o 19 de novembro passou a ser conhecido como "dia da bandeira".
A primeira bandeira republicana foi bordada por D. Flora Simas de Carvalho (foto). Essa bandeira não representou um rompimento definitivo com o Império, mantendo algumas cores e formas geométricas características desse período.

Um comentário:

Seu comentário será mandado para aprovação em nosso email

E.E.PROF. JOAQUIM DE TOLEDO CAMARGO - 2021

O lá!!!  Tudo bem com você? Seja bem-vindo ao Blog da Escola Toledo. Esse é um espaço de atividades pedagógicas, entretenimento, c...