segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ELEIÇÕES 2014 - GRÊMIO ESTUDANTIL DO TOLEDO - PROPOSTAS DAS CHAPAS CANDIDATAS


              O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

            É importante deixar claro que um dos principais objetivos do grêmio estudantil é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.

A ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO TOLEDO ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DIA 26 DE FEVEREIRO. 
APRESENTAREMOS AGORA OS COMPONENTES E AS PROPOSTAS DAS DUAS CHAPAS CANDIDATAS, POR ORDEM ALFABÉTICA: D-EFEITOS E INDEPENDENTES:


Chapa D-Efeitos

COMPONENTES
NOME
SALA
CARGO
MARIANA MIURA
2ºC
PRESIDENTE
THAINÁ
2ºC
VICE-PRESIDENTE
BIANCA THAIS
2ºC
SECRETÁRIA-GERAL
NATALIÊ
3ºC
SEGUNDA-SECRETÁRIA
JÉSSICA
3ºC
PRIMEIRO-TESOREIRO
ANA MARIA
3ºC
SEGUNDO-TESOUREIRO
ADRIELLY
2ºC
ORADOR
GABRIELA
3ºC
DIRETOR DE IMPRENSA
LUCAS MAZOLA
1ºB
DIRETOR DE ESPORTES
MARIANA PERIN
2ªE
DIRETOR CULTURAL
ISMAYRA
1ºE
PRIMEIRO SUPLENTE
THAIS
2ºE
SEGUNDO SUPLENTE

PROPOSTAS
*Bandai-d: O projeto já está em vigor. Mas temos como objetivo chama a atenção dos alunos, mostrando que destruindo o patrimônio público não conseguirão nada, e pedindo a direção que os reparos que podem ser realizados sejam feitos o mais rápido possível.
*Interclasses: Queremos proporcionar aos alunos uma interclasse um pouco mais diferenciada, envolvendo os três períodos e dividindo a interclasse em duas fazes, e não apenas para os meninos, para as meninas também, pois a maioria das meninas quer também participar das interclasses, e não apenas torcer pela sala.
*Jornal da Escola: Pretendemos manter os alunos informados sobre o que está acontecendo na escola Joaquim de Toledo Camargo, colocando fotos sobre os projetos que estarão sendo realizados e etc, queríamos também colocar uma parte do nosso jornal em slide e passá-los na TV, chamando ainda mais a atenção dos alunos para que interessem pela nossa escola de uma maneira diferente.
*Rádio: Queremos entreter os alunos na hora do intervalo, colocando músicas e fazendo alguns anúncios, como de uma data especial, recado romântico, recados da direção e etc.
*Melhor dar do que receber: Temos em mente colocar, esse projeto fora dos portões da escola, pegando a flor como o significado de gentileza, e entregando para as pessoas, mostrando para elas que é melhor dar um presente do que receber. Gentileza gera gentileza. Para os alunos, temos uma maneira diferente de apresentar o projeto, usando um tema dos anos 60 a 80, através de algumas brincadeiras. Cada sala será um time e em cada semana daremos um ato de gentileza, que será anunciado na rádio. A sala que demonstrar ser mais gentil ganhará um prêmio como recompensa de sua gentileza.
*Cultura: Queremos enfatizar a cultura e a história de cada uma delas de maneira diferente. Realizando esses projetos uma vez por mês, proporcionando em todos os períodos.
• Montagens de peças de teatro
• Dança
• Exposições de desenhos, pintura e escultura
• Festas
• Shows
• Festivais de bandas
• Saraus
• Mostras de cinema e teatro
• Oficinas culturais e de artesanato
• Semana Cultural
• Concursos literários (poesias, contos, crônicas).
*Comunicação: Tem como objetivo principal, gerar a conscientização dos alunos através de meios cooperativos tais como:
• Campanha do agasalho, alimento, etc.
• Reciclagem
• Campanhas de prevenção (gravidez precoce, drogas etc.)
• Melhoras da escola (murais, painéis, grafites)
• Grupos de discussão (preconceito, inclusão social)
*Gincanas: O objetivo desse projeto é reunir as salas e fazer brincadeiras de perguntas e respostas, sendo uma disputa saudável, tendo suas consequências como tortas na cara e recompensa. Prezando a união nas salas. Pois onde existir amor e gentileza, não haverá espaço para ódio e violência.



Independente

COMPONENTES
Slogan: “Tamo aí na Atividade!”
Slogan secundário: “A Atividade não pode parar”

Formação:

Presidente: Lucas Meneghin (2º B)
Vice-presidente: Henrique Polidoro (2º B)
1° Secretario: Beatriz Neves (2º B)
2°Secretario: Alana Silva (2º A)
1°Tesoureiro: Suzana Silva (2º A)
2°Tesoureiro: Bianca Lima (9º ano B) 
Orador: Brenda Lisa (2º A)
Diretor Social: Iandara Paiva (2º A)
Diretor de Imprensa: Thiago Mota (2º A)
Diretor de Esportes: Edson Phelipe (2º D)
Diretor Cultural: Thamires Fernanda (2º A)
1° Suplente: Mariana de Aguirre (2º A)
2°Suplente: Giulia Zenita (2º A)

PROPOSTAS
    A Chapa Independente é formada, em sua maioria, de membros do Pró-GET 2013, que colaboraram, participaram e desenvolveram boa parte dos projetos executados na escola pelo Grêmio Estudantil em 2013, como por exemplo, a “Rádio GET”, o grupo “GETeatro”, o jornal “GETNews”, Debates para o Ensino Médio, entre outros. Por isso, a primeira proposta da chapa - se eleita - é dar continuidade a todos esses projetos, que já vinham sendo desenvolvidos e são, de certa forma, familiares aos integrantes do grupo. Mas, em 2013, os projetos do Grêmio Estudantil aconteceram apenas no período da manhã, pelo fato de não existirem colaboradores nos demais períodos. A grande novidade, na primeira proposta da Independente, é expandir estes projetos para os demais períodos (tarde e noite). Para isso, a chapa já conta com colaboradores em ambos os períodos.
      Além de manter todos os projetos em andamento, a primeira atitude da diretoria, caso eleita, será passar uma urna em todas as salas (de todos os períodos) da escola. Nesta urna, os alunos depositariam suas ideias, o que gostariam de ver acontecer na escola, sugestões, e até mesmo críticas. A urna é o caminho ideal para garantir o anonimato de cada aluno, fazendo com que ele não tenha vergonha de expressar suas ideias e opiniões. É claro que, como sempre, algumas propostas feitas pelos alunos seriam impossíveis. Daí, caberia aos diretores do Grêmio selecionarem as melhores ideias, as melhores sugestões e críticas, e passarem à diretoria da escola. Com essa atuação conjunta, a própria diretoria da escola acabaria por escutando aquele aluno que, com ideias brilhantes na cabeça gostaria de se expressar e, por vergonha, não o fez. 
     O segundo passo seria agir na área da informação. Os Debates para o Ensino Médio obtiveram grande sucesso entre os alunos, quando realizados em 2013. Mas, o Ensino Fundamental e EJA ficaram de fora. A ideia da Chapa Independente é, com a continuidade que se dará ao projeto de Debates, além de expandi-lo para períodos diferentes, também expandi-lo para o Ensino Fundamental e EJA. Outra forma de informação são palestras. A estratégia de conscientização por meio de palestras é interessante, e serão ministradas por pessoas que possuem históricos ou então são especialistas nos assuntos de cada palestra.
   Quanto à comunicação, a chapa pretende levar a Rádio GET para os demais períodos, além de aperfeiçoar a sonorização, levando-a para a área externa da escola. O jornal “GETNews” também será aperfeiçoado, tendo mais exemplares e publicado quinzenalmente, deixando os alunos sempre atualizados sobre sua escola. A ideia do jornal é fixá-lo em pontos estratégicos, de fácil acesso em qualquer sala.
    Na área de esportes, a chapa irá propor um acordo com a direção para organização de um campeonato de esportes inter-classes – tanto para o Ensino Médio quanto para o Fundamental – em todos os períodos, com categorias femininas, masculinas e mistas, e por final, uma premiação simbólica aos campeões. A Chapa também visa uma parceria com os professores de Educação Física, para que, das duas aulas semanais que os alunos possuem, ao menos uma – quando for possível – seja na academia ao ar livre da escola.
    A área da cultura será trabalhada em peso pela Chapa Independente. Para começo, a chapa, em acordo com a direção da escola, organizará um Sarau Competitivo. Que seria uma apresentação de poesias, poemas e contos entre os alunos, com votação para o melhor poema, melhor poesia e melhor conto. O melhor texto de cada uma das três categorias seria automaticamente publicado no livro da escola, do Projeto Revelando Talentos (projeto que também contará com total apoio do Grêmio para sua organização) ao fim do ano.
    Em toda escola existem talentos inacreditáveis. E um desses talentos é o dom do desenho. A chapa promoverá um concurso de desenhos, contando com obras de todos os alunos que possuem dom para tal. Ao final do concurso, acontecerá uma votação para o melhor desenho, que será premiado também simbolicamente.
    O grupo “GETeatro” continuará ativo e se expandirá para o período da tarde. Os períodos da manhã e da noite já fazem parte do grupo, que, como precisa ser em horário inverso de aula, promove as reuniões durante a tarde. Seria aberta então, uma turma de teatro durante a manhã, que seria dedicada aos alunos da tarde, e também da noite, se preferirem. Em conjunto com o “GETeatro”, a Independente  criará o grupo “GETDança”. O grupo de dança será aberto nos três períodos e também será no período inverso ao que o aluno estuda.
    A chapa, se eleita e à frente da diretoria do GET, pretende criar uma parceria com os professores de Língua Portuguesa e Literatura. O primeiro projeto da parceria seria a criação de uma “gibiteca” – Uma estante personalizada e prática com gibis – doados pelos próprios alunos – que, guardada na biblioteca, seria colocada para fora em ao menos uma aula da semana de Língua Portuguesa e ali aconteceria uma leitura coletiva ao ar livre de gibis – o que incentivaria bastante o hábito da leitura, visto que gibis, sendo curtos e de fácil entendimento, atrai a atenção, principalmente, dos alunos do Ensino Fundamental.
    A segunda parceria com os professores de Língua Portuguesa seriam visitas quinzenais à biblioteca com os alunos de todos os períodos e de todos os graus, e auxílio, por parte dos professores, na escolha de livros interessantes e que possam despertar o interesse à leitura de cada aluno, individualmente, visto que cada professor conhece cada aluno que tem, sua personalidade entre outras coisas. 
    O “Agita Galera” já é um dia conhecido pelos alunos. Mas a Chapa Independente pretende criar o “GET Agita”. Baseado no “Agita Galera”, o evento aconteceria na última aula, de algum dia, véspera ou antecedente ao campeonato de inter-classes, como um “Pré-Campeonato”, com objetivo de colocar todos os alunos em clima esportivo. Durante a última aula, os alunos praticariam exercícios comandados pelos professores de Educação Física, ao som de muita música e entrevistas com o grupo de teatro GETeatro e a equipe jornalística do GETNews.
    Em 2013, o GET organizou algumas festas, como o “I Festival de Música da Escola Toledo”, a “I Festa de Halloween da Escola Toledo” e a tradicional Festa Junina. Dando continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, a Independente tem como proposta, já que as festas realizaram-se em datas e horários acessíveis a todos os períodos, manter as duas, que agora, além da Festa Junina, se tornaram tradicionais da escola. Mas, além disso, a diretoria da chapa, em parceria com a direção escolar, possui intuito de trazer mais duas datas festivas para a escola: O Folclore, que é uma festa tradicional brasileira, e que, assim como o Halloween possui para os americanos, possui um grande significado para os habitantes da nossa terra adorada, e uma festa comemorativa ao Dia do Aluno.
A festa de Dia do Aluno será temática, e, democraticamente, a chapa Independente passará sala por sala, com uma urna, ao estilo da citada em um dos primeiros projetos, pedindo sugestões - anônimas - de estilos da temática da festa. Como por exemplo: Festa Brega, Festa Anos 80, entre outros.
Quatro estilos serão decididos em votação pela diretoria do Grêmio, e, com autorização da direção escolar, os quatro estilos irão para votação geral dos alunos. O estilo que vencer será a temática da festa de Dia do Aluno. Tanto a votação quanto a festa serão realizadas nos três períodos.
    Um dos projetos iniciados em 2013 por alguns alunos – participantes da Chapa Independente – foi o resgate da Fanfarra aos dias atuais. A bateria, que fez enorme sucesso em anos passados na escola precisa de uma organização nova, e esta organização será feita pela Chapa Independente, se eleita, buscando resgatar as origens da escola, e trazendo uma novidade – não tão nova – para as rotinas dos alunos.
    Durante o ano, a chapa planejará e organizará, junto à direção escolar, uma gincana, que acontecerá durante um mês. A gincana será disputada entre classes, e composta por várias etapas, que abrangem desde conhecimentos gerais, habilidades físicas e conhecimentos didáticos. O foco da gincana será na cooperação entre colegas de sala e desenvolvimento de estratégias. Cada sala escolherá dois representantes para cada prova, o que acaba deixando esse espírito de estratégia mais aflorado. A sala que vencer a gincana receberá um prêmio, também simbólico. Cada período terá uma gincana, e o a chapa terá seus representantes em cada período. Ao final, teremos três salas campeãs: a da manhã, a da tarde e a da noite.
    Um dos principais projetos da chapa é o projeto “Perseguição”. O grupo apresentará aos alunos o projeto - quinzenal - que consistirá em um representante do projeto (que mudará a cada quinzena) em busca de um ato de gentileza. O segredo está aí: no representante. Ninguém saberá quem é, com exceção da diretoria do Grêmio. Quando este representante flagrar algum aluno, nos intervalos, praticando um ato gentil para outro, o praticante receberá, deste representante, um lanche, um suco ou chocolate, que será comprado, nos primeiros meses, por colaboração de cada um dos membros da diretoria e colaboradores. A “magia” do projeto está na preocupação dos alunos em saber quem será o “representante”, sabendo que ele pode estar em qualquer lugar. Assim, acaba por fazer atos gentis, mesmo que a principio, pelo “interesse”. Mas aos poucos, assim que os alunos sentirem a diferença que praticar o bem e ser gentil faz, acaba por aderir ao ato. É um método de incentivo ao fato de ser gentil. A ideia é que, ao final de alguns meses, possamos perceber um ar mais suave de gentileza na escola. Este projeto também trabalhará nos três períodos.
      O palco “Pocket Show”, que serve para os alunos se apresentarem livremente nos intervalos será aperfeiçoado e mais divulgado. Alunos ou até mesmo professores e funcionários que quiserem cantar, tocar, contar piada ou então até mesmo fazer uma declaração de amor possuirão o palco a seu dispor, além de um equipamento de som melhorado – em comparação ao utilizado durante 2013. O diferencial maior é que o palco também será expandido para os demais períodos, visto que só acontecia durante a manhã. 
     E já que o tema do ano é Gentileza, e Gentileza significa fazer o bem, a Chapa Independente agarrará boas causas. É o caso do GETKids: um projeto de arrecadação e distribuição de brinquedos à crianças carentes da cidade. Os alunos que possuem brinquedos que já não usam mais, ou então até mesmo não gostam, fazem as doações, que serão entregues com um aluno representante de cada sala doadora para crianças carentes. O movimento do “Agasalhe-se com o GET” também será uma causa social: arrecadação e distribuição de agasalhos durante o frio. Seguirá o mesmo padrão do GETKids, porém agora numa situação um pouco mais complexa: aquecer quem sente frio. 
     Acima de tudo, a Chapa Independente possui o ideal de ser a voz intercessora dos alunos com a direção, para transformar a escola no ambiente mais agradável e convidativo possível. O verdadeiro segundo lar dos alunos.  

Um comentário:

  1. adorei, sou diretora de comunicação e vcs me deram ideias bem ulteis --_--

    ResponderExcluir

Seu comentário será mandado para aprovação em nosso email

E.E.PROF. JOAQUIM DE TOLEDO CAMARGO - 2021

O lá!!!  Tudo bem com você? Seja bem-vindo ao Blog da Escola Toledo. Esse é um espaço de atividades pedagógicas, entretenimento, c...